sábado, 28 de agosto de 2010

2ª SANTA ROSA MOSTRA GRAMADO

PROGRAMAÇÃO 

LOCAL: Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges

01 de setembro - Quarta-feira

19h              Solenidade de Abertura
            Apresentação da Orquestra Santa Rosa
            Apresentação da Companhia Santa Rosa em Dança

20h –              Haruo Ohara –  Curta-metragem vencedor de Gramado 2010
           Ratão – curta-metragem em Gramado 2010
                       
20h30min –    180º 
                      Longa-metragem  - em Gramado  2010                   


02 de setembro – Quinta-feira

9h30min – Sessão Curtas Santa Rosa (Produção local)
                  Duchamp Chess 13’
                  Estalos – 18`
                  A Lojinha – 12’

10h 30min –  “CURTAS RBS – SEM PARAR”
                   Curtas-metragem exibido em Gramado  2010

14h30min – Sessão Curtas Santa Rosa (Oficina Municipal de Cinema)
Cats Miau - 14`
Da Brilhantina ao Gel – 13`
           Aposta -12`


19h30min – Apresentação Companhia Movimentos

20h – Os Anjos do Meio Da Praça - Curta-metragem – Gramado 2010

20h30min – “ANTES QUE O MUNDO ACABE”
                     Longa-metragem – Melhor filme – Gramado 2010

03 de setembro - Sexta-feira

 9h30min – Sessão Curtas Santa Rosa (Produção Local - FEMA)
          Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo
Inocência
O Seminarista

10h – “A CASA VERDE”
Longa-metragem exibido em Gramado  2010


14h – Sessão Curtas Santa Rosa (Produção Local –  Escola da Paz)
“Diga Adeus”
“Múltipla Escolha”
“Verônika Decide Morrer” 


15h30 min. – “AS MELHORES COISAS DO MUNDO”
          Longa-metragem – exibido em Gramado 2010


20h – “Pimenta” - Curta-metragem - Gramado 2010
           “Vento” - Curta-metragem  - Gramado 2010

20h30min –  “NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR”
     Longa-metragem - Prêmio de melhor atriz – Gramado 2010



04 de setembro - sábado

9h30min – Memórias do Cairú
                  Documentário da Escola Visconde de Cairú

10h30min – “ORGULHO E TRADIÇÃO”
Longa-metragem exibido em Gramado 2010

12h Encerramento


20h – Programação especial do Cinema Municipal:  
                    

 fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Rosa.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Santa Rosa volta a receber o melhor do Festival de Cinema de Gramado


Iniciativa de interiorização de produções cinematográficas resgata admiração à sétima arte
Depois de uma bem sucedida primeira edição, a experiência pioneira de levar à Santa Rosa alguns dos filmes exibidos no maior festival de cinema do país retorna dentre os dias 1º e 4 de setembro. O Santa Rosa Mostra Gramado é gratuito e vai exibir na região noroeste do Estado obras de longa e curta-metragem – além de produções locais -, aproximando a população das mais recentes produções selecionadas para o Festival de Gramado.
Em 2009, tivemos as brilhantes presenças dos atores Miguel Ramos, Evandro Elias, Anderson Muller, Marcos Breda, Clênia teixeira, Marcos Verza, Fernanda Moro, Araci Esteves, Sandra Dani e Luiz Paulo Vasconcellos, além de diretores e produtores. Além disso, o evento contou com grande participação do público, sempre interagindo e prestigiando as sessões. As performances de artistas locais deram destaque às noites da Mostra, arrancando aplausos e sinceros elogios dos convidados.
Repetindo a iniciativa do ano passado, um seminário entre representantes de Gramado e Santa Rosa voltará a discutir as alternativas regionais para a promoção e potencialização da cultura e do turismo em relação à geração de emprego e renda, propondo capacitação dos setores políticos, culturais e econômicos da sociedade local, tendo como caso a experiência do município serrano e o segmento audiovisual. Para o Secretário de Cultura e Turismo de Santa Rosa, “Santa Rosa Mostra Gramado foi um grande sonho, que fez a nossa cidade despertar e assistir o melhor do cinema nacional”.
A proposta da Mostra é, primordialmente, aproximar o público do cinema, de seus diretores, produtores e atores e criar demandas de mais opções culturais em Santa Rosa e cidades adjacentes. Estar longe dos eixos metropolitanos tradicionalmente dificulta a difusão da cultura, normalmente centralizada e de recursos concentrados. Segundo o Prefeito Municipal, Orlando Desconsi, essa parceria entre Gramado e Santa Rosa é a prova de que é possível, apesar da distância, trabalharmos em conjunto para difundir a cultura, dividir experências e costumes, além de desenvolver a economia através do turismo local e regional”.
Dessa forma, trazer o Festival de Cinema de Gramado e sua experiência de sucesso serve para demonstrar que boas ideias podem ser replicadas fora das capitais, promovendo o intercâmbio cultural e econômico entre as duas cidades.
Confira alguns dos filmes desta edição:
LONGAS
180º
ANTES QUE O MUNDO ACABE
ORGULHO E TRADIÇÃO
A CASA VERDE
NÃO SE PODE VIVER SEM AMOR
CURTAS
RATÃO
OS ANJOS DO MEIO DA PRAÇA
PIMENTA
HARUO OHARA
Filmes produzidos pela Oficina de Cinema
“Cats Miau” – Direção de Adilson Duarte de Oliveira – Comédia
Essa comédia conta a inusitada história de Pepe, um desajeitado faz-tudo que ao arrumar o telhado de um amigo cai dentro da casa do vizinho. Preso durante uma noite na casa, ele desenvolve uma estranha relação com o gato da casa. Produzido pela turma livre.
“Da Brilhantina ao Gel” – Direção de Raquel Scremin – Documentário
Esse documentário faz uma analise sobre a diversão pela ótica da terceira idade e dos jovens. Quais são as características comuns e aquelas que as diferenciam em dois momentos particulares da vida quando o assunto é se divertir. Produzido pela turma do Cairú.
“Aposta” – Direção de André Gustavo Bobrzyk – Suspense
Esse suspense acompanha a historia de um grupo de jovens que é atraído pela curiosidade até uma casa desconhecida que teria sido palco de um crime. Uma aposta pode levá-los para dentro. Eles terão essa coragem? Produzido pela turma das escolas Municipais.
“Estalos” – Direção de Anderson Farias – Documentário
Para abordar o problema que crack está provocando, este documentário se utiliza do Hip-Hop e faz uma analise da situação desta droga devastadora em uma cidade como Santa Rosa. Do ruído provocado pelo crack ao ser consumido, passando pela batida do DJ, Estalos é uma tomada de consciência para uma mudança necessária.
Santa Rosa Mostra Gramado é promovido pela Organização Social de Interesse Público Cidade Interativa e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

sábado, 21 de agosto de 2010

Avesso do avesso

[deu na Folha de São Paulo]


 (Editorial)


Tentativa do tucano José Serra de se associar a Lula na propaganda eleitoral é mais um sinal da profunda crise vivida pela oposição
Pode até ser que a candidatura José Serra à Presidência experimente alguma oscilação estatística até o dia 3 de outubro. E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à postulação tucana.
Do ponto de vista político, todavia, a campanha de Serra parece ter recebido seu atestado de óbito com a divulgação da pesquisa Datafolha que mostra uma diferença acachapante a favor da petista Dilma Rousseff.
A situação já era desesperadora. Sintoma disso foi o programa do horário eleitoral que foi ao ar na quinta-feira no qual o principal candidato de oposição ao governo Lula tenta aparecer atrelado... ao próprio Lula. 
Cenas de arquivo, com o atual presidente ao lado de Serra, visaram a inocular, numa candidatura em declínio nas pesquisas, um pouco da popularidade do mandatário.
Como se não bastasse Dilma Rousseff como exemplar enlatado e replicante do "pai dos pobres" petista, eis que o tucano também se lança rumo à órbita de Lula, como um novo satélite artificial; mas o que era de lata se faz, agora, em puro papelão.
Num cúmulo de parasitismo político, o jingle veiculado no horário do PSDB apropria-se da missão, de todas a mais improvável, de "defender" o presidente contra a candidata que este mesmo inventou para a sucessão. "Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/... Tudo que é coisa do Lula/ a Dilma diz/ é meu, é meu."
Serra, portanto, e não Dilma, é quem seria o verdadeiro lulista. A sem-cerimônia dessa apropriação extravasa os limites, reconhecidamente largos, da mistificação marqueteira.
A infeliz jogada se volta, não contra o PT, Lula, Dilma ou quaisquer dos 40 nomes envolvidos no mensalão, mas contra o próprio PSDB, e toda a trajetória que José Serra procurou construir como liderança oposicionista.
Seria injusto atribuir exclusivamente a um acúmulo de erros estratégicos a derrocada do candidato. Contra altos índices de popularidade do governo, e bons resultados da economia, o discurso oposicionista seria, de todo modo, de difícil sustentação em expressivas parcelas do eleitorado.
Mais difícil ainda, contudo, quando em vez de um político disposto a levar adiante suas próprias convicções, o que se viu foi um personagem errático, não raro evasivo, que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, e que agora se apresenta como "Zé", no improvável intento de redefinir sua imagem pública.
Não é do feitio deste jornal tripudiar sobre quem vê, agora, o peso dos próprios erros, e colhe o que merece. Intolerável, entretanto, é o significado mais profundo desse desesperado espasmo da campanha serrista.
Numa rudimentar tentativa de passa-moleque político, Serra desrespeitou não apenas o papel, exitoso ou não, que teria a representar na disputa presidencial. Desrespeitou os eleitores, tanto lulistas quanto serristas.

fonte: http://oglobo.globo.com (Blog do Noblat)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Documentários latino-americanos imperdíveis

Não deixem de prestigiar, na TV Paraná Educativa, a série DOC TV - América Latina. É excelente, com documentários sobre nada menos que 14 países do continente, selecionados e financiados pelo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-Americanos. A estréia é depois de amanhã (5ª feira - 19.08) e o primeiro documentário é o uruguaio "Com as Mãos na Terra".

A iniciativa inédita resulta do primeiro programa de fomento  de documentários latino-americanos que congrega o esforço de produtores independentes, autoridades e emissoras públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

O projeto tem o objetivo de articular trabalhos de TV e cinema e se desenvolve com a perspectiva de alcançar um público de dez milhões de pessoas.

Brasil representado por história de brasileira em NY


O primeiro documentário exibido pela TV Paraná Educativa será o uruguaio "Com as Mãos na Terra", de Virginia Martinez. O filme traz um panorama do trabalho de arqueólogos da Universidade da República (Uruguai) em busca dos restos mortais dos militantes uruguaios assassinados durante a ditadura militar naquele país.

O Brasil participa com "Laura" de Felipe Barbosa. O documentário aborda as contradições entre o sonho e a realidade de uma imigrante brasileira em Nova York, frequentadora de restaurantes badalados, mas moradora de uma espécie de cortiço em Manhattan.

Como vocês podem ver, uma excelente oportunidade de refletirmos e conhecermos mais sobre a América Latina. Anotem na agenda: começa na próxima 5ª feira (19.08), às 23h - com reprise aos domingos no mesmo horário, na TV Educativa do Paraná (Canal 9 em Curitiba e Região Metropolitana; Canal 115 da Sky em todo o Brasil; pela parabólica 1320 Mhz, polarização horizontal, em toda América Latina).


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mercado de mídia vive momento de expansão no Brasil


O setor de mídia no Brasil teve forte expansão durante a última década, conforme mostra a 22ª edição do relatório anual Mídia Dados Brasil 2010, elaborada pelo Grupo de Mídia São Paulo com informações de mercado.
Os 15 maiores anunciantes privados investiram R$ 13,2 bilhões em publicidade em 2009. Há dez anos, esse grupo investia R$ 2,1 bilhões. As 15 maiores agências de publicidade aumentaram em quase 2.000% a movimentação de recursos no período, saltando de R$ 1,1 bilhão em 2000 para R$ 22,7 bilhões no ano passado.
Com o título "Uma década de ouro", o relatório traz informações sobre a audiência dos veículos de comunicação e a participação deles no mercado publicitário. A TV aberta segue na liderança com 60,9% de participação publicitária; seguida pelos jornais, com 14,1%; revistas, 7,7%; rádio, 4,4%; internet, 4,3%; TV por assinatura, 3,7%; mídia exterior, 2,9%; e guias e listas, com 1,6%.

Com informações de O Estado de S. Paulo.

domingo, 15 de agosto de 2010

Premiados do 38º Festival de Cinema de Gramado

Longa-metragem nacional 
Melhor filme – Bróder, de Jeferson De
Melhor diretor – Jeferson De
Prêmio Especial do Júri – O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno
Melhor ator – Caio Blat, por Bróder
Melhor atriz – Simone Spoladore, por Não Se Pode Viver sem Amor, de Jorge Durán
Melhor roteiro – Dani Patarra e Jorge Durán, por Não Se Pode Viver sem Amor
Melhor fotografia – Luis Abramo, por Não Se Pode Viver sem Amor 

Melhor Longa-metragem latino-americano

Melhor filme -- Mi Vida con Carlos, de German Berger
Melhor diretor -- Nicolas Pereda, de Perpetuum Mobile (México)
Prêmio Especial do Júri -- La Yuma, de Florence Jaugey
Melhor ator -- Gabino Rodriguez, de Perpetuum Mobile e Martin Piroyansky, de La Vieja de Atras (Argentina/Brasil)
Melhor atriz -- Alma Blanco, de La Yuma (Nicarágua)
Melhor roteiro -- Pablo Jose Meza, de La Vieja de Atras 
Melhor fotografia – Miguel J. Littin, de Mi Vida con Carlos (Chile/Espanha/Alemanha)
Melhor curta-metragem nacional
Melhor filme -- Carreto e Haruo Ohara
Melhor diretor -- Rodrigo Grota, de Haruo Ohara
Melhor ator -- Flávio Bauraqui, de Ninjas
Melhor atriz -- Elisa Volpatto, de Um Animal Menor
Melhor roteiro -- Cláudio Marques e Marília Hughes, de Carreto
Melhor fotografia -- Carlos Ebert, de Haruo Ohara
Prêmio Especial do Júri -- Os Anjos do Meio da Praça, de Alê Camargo e Camila Carrossine
Prêmio da Crítica

Melhor Longa-metragem nacional -- Diário de uma Busca, de Flávia Castro
Melhor longa-metragem Latino -- El Vuelco de Cangrejo, de Oscar Ruiz Navia
Melhor curta-metragem nacional -- Babás, de Consuelo Lins
Prêmio Aquisição do Canal Brasil (curta-metragem) -- Haruo Ohara, de Rodrigo Grota

Júri Popular

Melhor longa-metragem brasileiro -- 180°, de Eduardo Vaisman
Melhor longa-metragem estrangeiro -- Mi Vida con Carlos, de German Berger
Melhor curta-metragem: Ratão, de Santiago Dellape

Troféu Cidade de Gramado (júri de estudantes de cinema)

Melhor filme -- Diário de uma Busca, de Flávia Castro
Melhor filme nacional -- Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira
Melhor filme estrangeiro -- El Vuelco de Cangrejo, de Oscar Ruiz Navilla
Montagem -- Quito Ribeiro e Jeferson De, por Bróder
Trilha musical -- João Marcelo Bôscoli e Jeferson De, por Bróder John Ulhoa, Wilson Suroski, Rubens Jacobina e Diamantino Feijó, por Ponto Org
Direção de arte -- Ana Dominoni, por O Último Romance de Balzac
Curta-metragem nacional

Melhor filme -- Haruo Ohara, de Rodrigo Grota
Direção de arte -- Vicente Saldanha, por Amigos Bizarros do Ricardinho
Montagem -- Paulo Sacramento, por Ninjas
Trilha musical -- Amigos Bizarros do Ricardinho

sábado, 14 de agosto de 2010

"Agências de notícias" personalizadas mudam rotinas de acesso a informações

Redes sociais como Facebook já funcionam como verdadeiras agências de notíciaspor meio das quais as pessoas recebem as informações que desejam ou necessitam, e além disso referendadas pela recomendação de amigos ou colegas de confiança.
Redes Sociais

Esta nova aplicação das redes sociais — incluindo You Tube, Orkut, Twitter e muitas outras — está crescendo rapidamente, a ponto de uma pesquisa realizada pelo Pew Center, dos Estados Unidos, ter indicado que75% dos norte-americanos consomem hoje, preferencialmente, notícias indicadas por amigos por meio de redes sociais e correio eletrônico.

A notícia personalizada por recomendação está se tornando tão popular na Web que há segmentos inteiros de usuários, como os jovens com menos de 25 anos, onde esta modalidade informativa já supera os 95% de preferências, inclusive no Brasil, conforme pesquisas que tenho feito com alunos de cursos de graduação em comunicação.

As empresas jornalísticas também já perceberam a importância do fenômeno, tanto que jornais como o Los Angeles Times e emissoras de rádio ou TV, como a National Public Radio (NPR), dos Estados Unidos, terem incluído a recomendação de leitores na organização da pauta de notícias diárias.

No caso da NPR, uma sondagem entre 40 mil ouvintes revelou que 60,7% deles se informam basicamente através da internet, e entre estes nada menos que 74,6% recebiam notícias via Facebook. Outro resultado surpreendente: o público da rádio estava mais na internet do que na sintonia dos programas de transmissão aberta.

Isto dá uma indicação do grau de penetração  que a internet está alcançando na difusão noticiosa, a ponto de uma emissora ter mais público na web do que ouvintes sintonizados nas freqüências radiofônicas. No caso dos jornais, a circulação impressa já perdeu longe para os acessos online. 

As pesquisas da NPR e do Pew Center coincidem na constatação de que o público não só descobriu sozinho esta nova utilidade das redes sociais, como mostra uma confiança nela, muito maior do que nos veículos convencionais. Os dados da NPR indicam que 72,3% dos consultados querem que o fluxo de indicações feitas por amigos cresça ainda mais.

Este novo fluxo notícias personalizadas é o golpe de misericórdia nas agências de notícias convencionais, que reinaram absolutas no atacado da informação jornalística durante mais de um século. Agências como a AP, UPI, Reuters e France Presse lutam para sobreviver diversificando suas atividades fora da distribuição de notícias em escala mundial.

As redes sociais também já perceberam o alcance da facilidade criada e divulgada espontaneamente  pelos próprios usuários e começam a abrir espaço para facilitar a troca e recomendação de notícias. A rede Facebook criou uma interface especial com o Washington Post para que os leitores do jornal façam recomendações para amigos. Esta facilidade já existia antes, mas era pouco destacada pelo Post e pela Facebook.

As redações estão descobrindo como os leitores, ouvintes, espectadores e internautas podem se transformar em “co-editores” do noticiário, ampliando ainda mais a idéia de colaboração crescente entre profissionais e amadores na produção de informações jornalísticas.

As empresas jornalísticas ainda são os principais fornecedores primários de notícias recomendadas por leitores, mas o percentual de participação tende a diminuir na medida em que cresce a circulação de material produzido por amadores por meio de vídeos, podcasts e postagens no Twitter ou blogs.

O que levou os internautas a aderirem ao fluxo personalizado de informações via redes sociais foi a expectativa de que o novo sistema reduza a perplexidade e a desorientação provocados pelo que já se convencionou chamar de avalancha informativa. A recomendação não apenas filtra as informações em função do interesse ou necessidade do usuário, mas também agrega uma maior confiabilidade ao material, por conta do crédito dado a um amigo, colega ou parente.

Este fenômeno da informação personalizada levou o professor de jornalismo e diretor da escola de Comunicação da Universidade de Nova York Jay Rosen a afirmar que “não temos um problema de excesso de informações, mas de filtragem de notícias”. A filtragem baseada na recomendação por amigos e colegas pode ser a solução para o complicado problema da credibilidade noticiosa na web.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Stédile diz que esquerda tem obrigação política de derrotar Serra e manifesta apoio a Dilma


Em entrevista a Nilton Viana, do jornal Brasil de Fato, João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST e da Via Campesina, analisa o processo eleitoral e o que está em jogo para o futuro do Brasil. Indagado sobre qual candidatura “abre melhores perspetivas para a classe trabalhadora e para a reforma agrária”, Stédile fez uma rápida caracterização dos nomes em disputa e manifestou apoio a Dilma Rousseff:
Serra representa os interesses da burguesia internacional, da burguesia financeira, dos industriais de São Paulo, do latifúndio atrasado, com sua Katia Abreu de coordenadora de finanças, e setores do agronegócio do etanol.
Dilma representa setores da burguesia brasileira que resolveram se aliar com Lula, setores mais arejados do agronegócio, a classe média mais consciente, e praticamente todas as forças da classe trabalhadora organizada. Vejam, apesar de toda popularidade do Lula, nessa campanha, a Dilma reuniu mais forças da classe trabalhadora do que na eleição de 2006.
A candidatura da Marina representa apenas setores ambientalistas e da classe média dos grandes centros, e por isso seu potencial eleitoral não decola. E temos três candidaturas de partidos de esquerda, com companheiros de biografia respeitada de compromisso com o povo, mas que não conseguiram aglutinar forças sociais ao seu redor, e por isso, o peso eleitoral será pequeno.
Nesse cenário, nós achamos que a vitória da Dilma permitirá um cenário e correlação de forças mais favoráveis a avançarmos em conquistas sociais, inclusive em mudanças na política agrícola e agrária. E evidentemente que nesse cenário incluímos a possibilidade de um ambiente propício para maior mobilização social da classe trabalhadora como um todo, para a obtenção de conquistas. Como militantes sociais, e como movimentos sociais, temos a obrigação política de derrotar a candidatura Serra, que representa o núcleo central dos interesses da burguesia e a volta do neoliberalismo. (A íntegra da entrevista)

Carpinejar é capa da Aplauso de agosto


A edição 107 da revista Aplauso, que já está nas bancas, traz como matéria de capa uma entrevista com o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar. Assinada pelo jornalista Paulo Cesar Teixeira, a matéria mostra como Carpinejar se tornou um ‘fenômeno de massa’, com mais de 48 mil seguidores no Twitter e aparições em diversas atrações de TV, entre eles, o Programa Jô Soares, no qual o escritor esteve duas vezes em menos de um ano.

O texto recupera momentos da infância de Carpinejar, como as dificuldades na alfabetização e a separação dos pais, os poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, quando Fabrício tinha sete anos. Além disso, o poeta fala do início da carreira de escritor, quando conciliava a poesia com a atividade de assessor de imprensa da Unisinos.

A Aplauso publica também uma entrevista com o cineasta, escritor, músico e professor Carlos Gerbase; uma matéria especial sobre a integração de músicos gaúchos, argentinos e uruguaios, como Vitor Ramil e Jorge Drexler; uma crítica sobre a exposição Horizonte Expandido; entre outros tópicos.