segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Jornalismo analítico

" (...) A revalorização da reportagem e o revigoramento do jornalismo analítico devem estar entre as prioridades estratégicas. É preciso seduzir o leitor com matérias que rompam com a monotonia do jornalismo declaratório. Menos Brasília e mais vida. Menos aspas e mais apuração. Menos frivolidade e mais consistência. Além disso, os leitores estão cansados do baixo-astral da imprensa brasileira. A ótica jornalística é, e deve ser, fiscalizadora. Mas é preciso reservar espaço para a boa notícia. Ela também existe. E vende jornal. O leitor que aplaude a denúncia verdadeira é o mesmo que se irrita com o catastrofismo que domina muitas de nossas pautas.(...)"

Leia mais no site http://www.comunique-se.com.br

Mídia


Executivos apontam mídia impressa como favorita para acompanhar noticiário


Executivos de grandes empresas do País preferem acompanhar o noticiário pelos jornais. Mais da metade – 56% - dos profissionais ouvidos pelo Grupo Máquina apontou jornais e revistas como as principais fontes de informação e de maior credibilidade.

A pesquisa procurou 500 executivos reconhecidos pelos veículos de Comunicação, com grande visibilidade na mídia nacional por serem fontes constantes da grande imprensa, entre 03/03 e 30/07.
Duzentos e sessenta -- 52% deles -- responderam ao levantamento.

Além do conteúdo, os entrevistados também preferem a mídia impressa no que se refere ao formato. Cinqüenta e um por cento deles preferem ler jornais e revistas no papel, enquanto 37% gostam de ler nos dois formatos, tanto no impresso quanto no online. Os que optaram exclusivamente pela internet somam 9%.

A internet aparece em segundo lugar entre as fontes de informação preferidas desses profissionais. Sites, agências de notícias e blogs estão na preferência de 33% deles.

Coordenador da pesquisa, o economista Luis Contreras observa que a dinâmica da internet, com as constantes atualizações, faz com que o mundo corporativo, embora recorra bastante a esse tipio de mídia, reforce o meio jornal como consolidador e balizador da formação de opinião. É o que mais interfere nas decisões das empresas.

A TV tem a preferência de 8% dos entrevistados, seguida do rádio, com 3%.

Para Contreras, os dados permitem supor que, “por passarem quase metade de seu tempo dentro das empresas ou com aparelhos portáteis à mão, os executivos acompanham mais a internet do que os programas de rádio e TV”. O economista acredita que a impressão de que a TV, em grande parte, mostra-se repetitiva ao que já foi visto na internet ao longo do dia contribui para os números apresentados.


Credibilidade

Numa escala de 1 a 5, os jornais ficaram com nota média de 3,8. As revistas ganharam 3,4 de média, seguidas do rádio (3,3), TV (3,2) e internet (3).

Fonte: www.comunique-se.com.br

sábado, 16 de agosto de 2008

Desapego

Desapego é um conceito bem do budismo.

Gosto do budismo por conta dessa idéia de desapego, uma coisa que na minha cabeça se processa meio como "larga tudo isso aí e vem!"
E eu, ah, eu já me conheço o suficiente para saber que adooooro começar e largar as coisas.

Mas já tenho consciência de que devo usar com prudência e consciência a idéia sedutora do largar. Na verdade, largar nunca é simplesmente largar e pronto. Não dá para sair largando tudo por aí a esmo. Taí a minha casa, que não me deixa mentir[...]

Porque sou uma pessoa com tendência a acumular trecos, vejo caráter afetivo em cacarecos e inutilidades, o que é uma bobagem, porque o afeto está na gente e não na coisa./

www.ticcia.com

O peso

Talvez eu viva tentando emagrecer não só as minhas gorduras globalizadas, mas o peso que é a vida.

a Yeda aprovando o próprio aumento de salário e achando um rombo no orçamento o aumento que os professores nem ganharam ainda.

Os jogadores de futebol ganhando por mês mais do que eu vou ganhar uma vida inteira.

A China irrespirável - de tão poluída - sediando os jogos e o mundo todo compactuando e aplaudindo.

Ontem no fantástico, um senhor que passou 19 anos preso injustamente e ficou cego numa rebelião disse que acredita na justiça.

Eu sigo morrendo de saudades de acreditar em qualquer coisa.

Eu sigo lendo a previsão do tempo, porque ela sempre falha, mas ela independe de influências políticas.

É, eu cortei os cabelos, pra não cortar os pulsos ou o pescoço.

A história do homem se constrói pedra a pedra na sua queda.

(affonso romano de sant'anna)

www.pesadeloscoloridos.blogspot.com/